A prefeitura de Alvorada através da Secretaria Municipal da Saúde, realizou nessa sexta-feira (09), uma capacitação dos agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Realizado pelo Programa Municipal de Combate a Tuberculose a primeira turma de agentes, recebeu o treinamento que visa qualificar o profissional de saúde para acompanhar, orientar e garantir a adesão ao tratamento, tendo como desfecho final o sucesso e a alta por cura. A segunda turma de agentes receberá a qualificação no próximo dia (16). Segundo a enfermeira coordenadora do programa, Elida Larronda, os ACS mais próximo ao paciente, diminui o abandono ao tratamento, bem como possibilita o diagnóstico precoce, fazendo a busca e orientação do Sintomático Respiratório cortando a cadeia de transmissão.

Saiba mais!

A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões. É transmitida pelo ar, quando o paciente tosse, fala ou espirra.

Os principais sintomas são tosse prolongada (por mais de três semanas) com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre (noturna) e suor noturno. Em 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a tuberculose como uma emergência global.

Texto: Carina Soares / Edição e Revisão: CCS