Durante a tarde de sol na Praça Central João Goulart, na parada 48, a comunidade acompanhou diversas ações, palestras e apresentações culturais alusivas ao Dia Internacional da Mulher. O evento teve oficinas com orientações de saúde, massagem, auto maquiagem e palestras com o tema “Representação da mulher na literatura”, além de uma homenagem para as mulheres presentes, com placas comemorativas entregues pelo secretário Sergio Coutinho (SMSMU) Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana e Sergio Fonseca ( empresário do município ) Promovido pela Prefeitura Municipal de Alvorada, o evento do último sábado, no dia 11 de março, marcou e ressaltou a importância da mulher.

O evento também contou bancas das Secretarias Municipais da Saúde (SMS), Educação (SMED), de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SMTASC), Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), além do sorteio de camisetas da atividade pelo gabinete da primeira-dama, Jaci Appolo, e do livro “Eu sou um ser binário. A força e o poder do nós”, do escritor alvoradense Damião Oliveira, e a participação da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Alvorada (AFAGO).

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contou com estandes com Cadastro Geral de Saúde (CGS), requisições de mamografia; bancas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); turberculose; alimentação saudável e planejamento familiar. A Vigilância Sanitária do município informou sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, do zika vírus e da febre chikungunya, demonstrando larvas e mosquitos com informativos e orientações.

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) contou com uma Mostra com os gêneros alimentícios oferecidos nas escolas da rede municipal, e cardápio das escolas e creches conveniadas com o setor de nutrição. Houve ainda um espaço pedagógico para as crianças confeccionarem cartões alusivos ao dia. O Centro Municipal de Educação Profissionalizante Florestan Fernandes foi ao evento com bancas de higienização facial, auto maquiagem, embelezamento de mãos, confecção de artesanato, alongamento e ginástica laboral. Houve ainda uma apresentação de aulas de Karatê e de zumba.

Enquanto as oficinas ocorriam, apresentações de canto e de dança passavam pelo palco da praça central. As apresentações de canções começaram com a professora Bárbara Machado da Silva, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio de Godoy. A professora Elisabel Borba de Siqueira e o estudante Vitor Luiz, de 17 anos, do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especialidade (CEMAEE), deram segmento ao espetáculo de canto, completados pelos cantores Taison Neves e Anderson Nogueira. A Zuleica, da Guarda Municipal de Porto Alegre, convidada através da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), agitou as crianças.

Houveram apresentações de ballet com grupos da ABRE, coordenado pela professora Cláudia Malta, e do projeto Ballet CultArte da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (SMCEJ), coordenado pela professora Jacqueline Navarro – que ao final da apresentação recebeu uma homenagem pelo seu aniversário. O encerramento foi feito pelo grupo de dança cigana.

A atividade contou com uma participação do prefeito Appolo, da primeira-dama, Jaci Appolo, do vice-prefeito, Valter Slayfer, e dos secretários municipais da Saúde, Neuza Abruzzi; da Educação, Neuza Machado Teixeira; Fazenda, Marcelo Machado; de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Alexandre Lobão; Segurança e Mobilidade Urbana, Sérgio Coutinho. Além da presença dos presidentes da Associação Comercial e Industrial de Alvorada (ACIAL), Clovis Dresch, Rotary Club, Maurício Cardoso, OAB de Alvorada, Valmor Freitas, além do gerente da Corsan em Alvorada, Carlos Breik.

Texto: Leonardo Ferreira / Revisão-Edição: Celso Dornelles / Fotos: Leonardo Ferreira