Através de convite do Ministério da Cidadania – MC, a equipe do ACESSUAS, esteve em Brasília representando a Prefeitura Municipal. Durante o encontro, a equipe falou da experiência e do trabalho e ações que já são desenvolvidos em Alvorada, mostrando dados crescentes e novas perspectivas para o município. Visto que a exposição de como o ACESSUAS trabalha em Alvorada, servirá para base na construção do projeto Inova Progredir.
A iniciativa visa conhecer melhor o perfil dos atuais e potenciais usuários da plataforma.

Além de apresentar a forma que o ACESSUAS é aplicado em Alvorada para os representantes do Governo Federal, o grupo participou da construção do novo projeto e da oficina de prototipagem do Inova Progredir que foi realizada no dia 25/06, através da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania (SENISP/MC), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O projeto utiliza o Design Etnográfico para identificar oportunidades de inovação, sob o ponto de vista do público-alvo do Plano Progredir. Esse processo envolve imersão nos problemas, visitas a campo, ideação, prototipagem e teste de soluções.

A primeira grande etapa já foi concluída: utilizando dados, experiências e vivências coletadas em visitas a cinco municípios com perfis diversos, chegou-se à definição do problema a ser lidado.

A etapa que terá início nesta quinta-feira, 4 de julho será a de construção de possíveis soluções baseadas tanto em evidências, quanto nas experiências e vivências coletadas em campo.

Saiba mais sobre o ACESSUAS:

O ACESSUAS – O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) tem por objetivo buscar a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e ao emprego.

Nesta oportunidade, o Município foi representado pela equipe da Secretaria Municipal do Trabalho Assistência Social e Cidadania (SMTASC), através do Acessuas, que são: diretora Vera Lúcia Alves, a coordenadora Iara Duarte e a Tec.referência Barbara Carvalho.