Durante à tarde da última segunda-feira (4) na Câmara de Vereadores de Alvorada, aconteceu a cerimônia de abertura da “Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida”.

O evento foi proposto pelo Vereador Reginaldo Rocha, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, com o apoio da Prefeitura de Alvorada juntamente com Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altos Habilidades.

Durante o evento foram abordados diversos temas relacionados ao tema proposto, entre eles, destacou-se a acessibilidade e a inclusão Social dos deficientes dentro no município de Alvorada. Contou ainda a exposição de trabalhos em painéis sobre a educação e o esporte paraolímpico.

Em sua fala de abertura, a Secretária de Educação, Neuza Machado Teixeira, destacou a importância da Educação Inclusiva, tema esse que precisa ser discutido incessantemente na sociedade atual, para que ocorra a transformação de nossa realidade.
”Foi para diferenciar que Deus criou a diferença que irá nos aproximar…
Abrace quem está do seu lado e junte-se a causa da inclusão”. Comentou Neuza.

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida é um projeto de lei de autoria do vereador Reginaldo Rocha (PSB).

Segundo o vereador Reginaldo Rocha, os órgãos responsáveis pela luta dos direitos da pessoa com deficiência e mobilidade do município vêm se reunindo frequentemente para buscar melhorias. “Alvorada está se tornando uma referência na região metropolitana quando se fala na causa da pessoa com deficiência física. Nossos conselhos se reúnem frequentemente para debater temas pertinentes para eles, como acessibilidade e educação”, explicou o vereador.

O evento contou ainda com a participação da Diretora do CEMAEE, Neuza Neto, que na oportunidade agradeceu a todos pelo empenho e dedicação na busca por melhorias e inclusão Social.

A programação teve início no domingo (3/12) onde ocorreu uma rústica promovida pela da Aurora da Vida.

Confira a programação de atividades desta semana:

Quarta-feira (06/12): Palestras: Assistência Social, Saúde e Central de Interpretação de Libras (CIL). Horário: 14h – Local: Câmara de Vereadores.
Quinta-feira (07/12): Blitz da Acessibilidade e Inclusão. Horário: das 09h às 17h – Local: Praça João Goulart.

Sexta-feira (08/12): Curso de Libras – Local: Câmara de Vereadores. Horário: turma manhã (das 09h ao meio-dia) e tarde (das 14h às 17h).

Sábado (09/12): Palestras e encerramento: Direito/Legislação e Inclusão ao Trabalho. Horário: 14h – Local: CEMAEE Alvorada (Avenida Wenceslau Fontoura,131).

Domingo (10/12): Esportes Paraolímpicos. Horário: 13h – Local: Escola Estadual Érico Veríssimo (Rua Natal, 336).

A Cerimônia de abertura contou a presença das seguintes autoridades:

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Vereador Reginaldo Rocha, Secretária de Educação, Neuza Machado Teixeira; Diretor-Presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiências e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul FADERGS; Roque Bakof, Diretora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE); Neuza Neto, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades; Eugênio Dihl, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Rotechild Prestes e o Secretário do Trabalho, Assistência Social e Cidadania; Alexandre Lobão.

Texto: Fábio Medeiros/ Foto/Divulgação

 

Ainda não existem comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados (*).