Com o tema Práticas esportivas educam, incluem e inspiram”; na manhã desta segunda-feira (20) foi dada a abertura dos Jogos Estaduais do Rio Grande do Sul (JERGS), no município de Alvorada.

Representando as instituições participantes do JERGS, foram convidados dois alunos com necessidades especiais de cada uma das escolas, acompanhadas por professores de educação física.

O evento foi marcado por integração entre os alunos e professores, por meio de brincadeiras e diversão para as crianças com necessidades especiais da rede municipal, estadual e federal. Foram disponibilizados jogo de xadrez gigante, aula de capoeira, cama elástica e outros brinquedos, além de pipocas doces a vontade para todo o público. O monitoramento das integrações foram feitos de forma voluntária, pelos alunos do curso de magistério do Instituto Estadual Júlio César Ribeiro de Souza.

Ao total, 37 escolas participaram da abertura, além do momento de integração, as escolas receberam camisetas e materiais esportivos.

Taças foram entregues para os professores de educação física que estavam presentes, e na ocasião, ocorreu uma homenagem para a Professora Solange, professora de educação física da rede municipal por mais de 20 anos, que atuou na cidade. Além das premiações de taças, os alunos com necessidades especiais, receberam uma medalha simbólica pela participação.


Na solenidade de abertura, a Secretária de Educação, Viviane Dutra, elogiou o desempenho de professores da rede municipal em incentivar os alunos a ter interesse pelo esporte que é um dos motivos de o cidadão ter qualidade de vida.

Estiveram presentes na Abertura do Jogos, representando o Prefeito, o Secretário de Governo e Gabinete, Paulo Ramos; Secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Alcides Bolico;
a Secretária de Educação, Viviane Dutra; o Secretário Planejamento e Habitação, Vladimir Massa; o Secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Alexandre Lobão; representando o legislativo, a Vereadora, Neuza do Salgado e o Vereador, Preto; e representando o Governo do Estado, a Professora Danuza Zanella.

Saiba mais sobre o JERGS:

os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, organizados e supervisionados pela Assessoria de Esporte Educacional do Departamento Pedagógico e executados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), em parceria com as prefeituras e a comunidade escolar gaúcha.

Texto: Caroline Romero / Edição e Revisão: Fábio Medeiros / Fotos: Eduardo Porto