Professora: Rosana da Silva Krum
E.M.E.F. Monteiro Lobato Alvorada/RS

Este relato mostra as atividades de 18 turmas, da Escola Municipal Monteiro Lobato do município de Alvorada. O projeto de hora-atividade que desenvolvo refere-se a área curricular: Matemática, do eixo: Educação, Matemática e Pensamento Lógico, no ano de 2016.
Desta forma, proponho atividades que aproximem as relações dos conteúdos da matemática com outras áreas do conhecimento, incorporando diferentes estratégias, tendo em vista aspectos integradores do ensino para construção de novos conhecimentos acerca do tema: Matemática no mundo em que vivo.

DESAFIOS

Turmas da Educação Infantil e 1º ano

Construção do álbum dos números e numerais de 0 até 9.

Dinâmicas de adição, agrupamentos e lateralidade.

Introdução do Sistema Decimal.

Turmas do 2º ao 5º anos:

Votação para a escolha de um objeto por turma.

Construção de objetos em cada trimestre, usando a matemática e materiais reutilizados.

Em grupo: Decidir, planejar, organizar e cooperar para a realização do trabalho.
A partir das experiências desse projeto pude constatar que a produção de significado em sala de aula requer entender a escola e o currículo enquanto espaço de produção de novos conhecimentos. Mediante a adoção de práticas metodológicas pautadas na pesquisa e na busca de novas estratégias para que ocorra a construção da cidadania.

VOTAÇÕES: Turno manhã:

Turmas

1º trimestre

2º trimestre

3º trimestre

21

Skate

Prédio

Escola

31

Traje de sucata

Prédio

Personagem Deique

41

Porta retrato

Skate

Porta Jóia

42

Parque de diversão

Misturas

Vulcão

51

Maquete de Alvorada

Skate

A história da sua vida

52

Globo Terrestre

Avião

Matemática nas plantas

Turno tarde:

Turmas

1ºtrimestre

2ºtrimestre

3ºtrimestre

22

Jogos matemáticos

Veículo escolar

Bola

23

Skate

Torre Eiffel

Patinete

32

Violão

Bola

Bateria

33

Foguete

Violão

Monstro

43

Castelo

Vulcão

Mão Robótica

44

Casa para Pet

Caixa mágica

Jogos matemáticos

53

Vulcão

Robô

Relógio

Projetos das turmas concluídos:

Reflexões

Com o projeto pude observar que os alunos pesquisam, planejam e executam as construções com maior motivação. O envolvimento é a consequências das atividades e procedimentos oportunizados.

Cito alguns deles: Previsão do objeto a ser construído; Pesquisa da origem e evolução do objeto; planejamento e divisão das tarefas em grupo; Construção de tabelas dos materiais e modo de construção.

Os alunos no final de cada trimestre relatam suas experiências e conclusões acerca do que foi feito, bem como a utilização da matemática para a realização do projeto dos grupos.

Os relatórios individuais são instrumentos avaliativos do projeto, respeitando os limites de cada aluno para sua expressão por meio de texto ou desenhos.

Os alunos participam ativamente de todo o processo de elaboração das aulas e o desenvolvimento do pensamento lógico ocorre naturalmente, bem como o envolvimento de todas as áreas do conhecimento , do senso comum ao cientifico.

As turmas da Educação Infantil e os primeiros anos desenvolveram ao longo desse período momentos para a introdução do sistema decimal, o uso nas suas vidas e a importância da matemática na sociedade.

retorna sumario