Aconteceu no fim da tarde desta sexta-feira (22), a lavagem das escadarias da Prefeitura de Alvorada. O ritual religioso simboliza paz e respeito entre as religiões, e foi promovido pelo Babalorixá Pai Paulinho do Xoroquê com apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Juventude ( SMCEJ ).
O ato contou com a participação de representantes de religiões afro umbandistas, do padre Aluísio da Igreja Santo Antônio, que está respondendo pela paróquia durante as férias do Padre Libanor, Pastor Oséas da Igreja Quadrangular e o pastor da Igreja Shekinah, Rudinei Moura Aparicio.
A celebração também consolida as práticas de solidariedade, respeito às diferenças, contra a discriminação, que torna o ritual responsável na união entre diferentes crenças religiosas objetivando a paz entre todos os povos. Os ritos de lavagem com ervas e águas de cheiro foram feitos por religiosos vestidos de branco simbolizando a purificação.
Pai Paulinho afirmou que o objetivo da lavagem das escadarias é pedir bênçãos para a cidade e para o Poder Municipal. “É um pedido de paz, saúde, prosperidade e equilíbrio para 2019”,Afirma. “Queremos também, em nome da matriz africana, agradecer o apoio e o respeito que temos recebido que serviu para fortalecer a nossa religião”, destaca.
Na oportunidade o prefeito José Arno Appolo do Amaral agradeceu a todas as entidades presentes, e destacou a felicidade em receber este evento de diversidade religiosa.
Também participaram da cerimônia religiosa os Secretários Municipais Paulo Ramos (Governo e Gabinete) Neusa Abruzzi (Saúde);Viviane Dutra (Educação); Marcos Paulo Barbosa (Serviços Urbanos); Taison Neves (Desenvolvimento Econômico); Alexandre Lobão; (Trabalho Assistência Social e Cidadania); Marcelo Machado (Fazenda); José Luís Correa (Planejamento e Orçamento), representando o poder Legislativo os vereadores Juliano Marinho, Airton Pacheco e Preto

Texto: Carina Soares / Edição e Revisão: Celso Dornelles/ Foto:CCS