O Festival de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA) recebeu cerca de 1330 filmes do Brasil e do exterior na sua 3ª edição, a cerimonia de premiação foi realizada no último dia 25 no Salão de Eventos do SIMA.

O FECEA é organizado pelo Projeto Clube das 5 (CMEP Professor Florestan Fernandes) e pelo Projeto Primeira Tela (EMEF Leonel Brizola), conta com o apoio do Centro Florestan Fernandes e da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

As escolas municipais Leonel Brizola e Frederico Dihl marcaram presença no evento e também foram recebidas delegações de alunos e professores das cidades de Guaíba, Campo Bom, São Leopoldo, Morro Reuter, Gravataí e Porto Alegre. O FECEA foi transmitido ao vivo pelo Facebook e pelo Instagram, acompanhado em dezenas de países, entre eles: Austrália, Noruega, Israel, Reino Unido e Espanha.

De acordo com os coordenadores do FECEA, os Professores Adailton Moreira e André Bozzetti, o salto em participações de produções estudantis deste ano ocorreu pela estratégia elaborada nas redes sociais, grupos de trabalho, correio eletrônico e plataformas específicas de divulgação, assim como a manutenção dos norteadores pedagógicos de avaliações, presentes desde a primeira edição.

Além das tradicionais categorias dedicadas ao Ensino Fundamental, Médio e EJA para documentário e ficção, também foram premiados nesta edição as categorias especiais nas modalidades Universitária e Independente para realizadores até 21 anos de idade.

A realização contou com a mostra dos filmes inscritos e a votação foi feita através do Júri Popular. Confira a listagem dos premiados:

CATEGORIA ALVORADA

Melhor Mix ou Desenho de Som
“A Coroa de Berilos”
EMEF Herbert de Souza

Melhor Fotografia
“Pôquer Interminável”
CMEP Prof. Florestan Fernandes

Melhor Montagem
“Robin Hood”
EMEF Herbert de Souza

Melhor Direção de Arte
“Anne”
EMEF Leonel Brizola

Melhor Ator
Ezequiel Moura por “Se for cair, se atira!”
EMEF Frederico Dihl

Melhor Atriz
Ketlen Elisandra Sanches da Silva por “Astronauta de Sucata”
Centro Franciscano Pedro Chaves Barcellos

Melhor Ator Coadjuvante
Lucas Rosa Trindade por “A Liga Ruiva”
EMEF Herbert de Souza

Melhor Atriz Coadjuvante
Victória Martins por “Pôquer Interminável”
Centro Florestan Fernandes

Melhor Produção
“A Liga Ruiva”
EMEF Herbert de Souza

Melhor Roteiro
“Se For Cair, Se Atira!”
EMEF Frederico Dihl

Melhor Direção
“Robin Hood”
EMEF Herbert de Souza

Melhor Filme
“Astronauta de Sucata”
Centro Franciscano Pedro Chaves Barcellos

Texto: Gabriela Turella/ Revisão e Edição: Fábio Medeiros / Fotos: Divulgação