Equipamentos e tecnologia de ponta do Novo Laboratório Municipal reduzem tempo de espera para diagnostico de Tuberculose de 40 para 2 dias

Nesta terça-feira 28, iniciaram as atividades das novas instalações do Laboratório Municipal dentro do Centro de Saúde. Em uma área readequada seguindo as exigências da ANVISA a população de Alvorada passa a contar com um corpo técnico formado por profissionais qualificados nas mais diversas áreas da Medicina Laboratorial para a realização de exames.

Há dois anos o Laboratório Municipal de Alvorada é referência no Diagnóstico da Tuberculose através da realização de Testes Moleculares em parceria com o Ministério da Saúde. E recentemente os municípios Prioritários para o Combate da Tuberculose receberam da MS o equipamento (XPERT MTB ULTRA) de Biologia Molecular que é muito mais sensível para o diagnosticar a TB, através da técnica de PCR em Tempo Real que dá o Diagnóstico em tempo recorde de até dois dias.

Como um dos municípios pioneiros nessa tecnologia Alvorada foi convidada a representar o Rio Grande do Sul no Programa de Combate e Tratamento da Tuberculose do MS graças ao trabalho realizado com a parceria dos Setores do Laboratório Municipal e Tisiologia.

Uma das principais mudanças que beneficiou a população é que após a implementação dessa tecnologia, o que antes demorava cerca de 40 dias para o diagnóstico e tratamento hoje se realiza em até 2 dias.

Segundo a coordenadora do laboratório, a Doutoranda Giovana Rodrigues Pereira, a mudança foi tão positiva que resultou na publicação de 4 artigos em revistas internacionais, sendo o primeiro em conjunto com a Organização Mundial de Saúde além do Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas (PPG) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Giovana, que hoje coordena o Laboratório Municipal, é a primeira brasileira a publicar artigo sobre o XPERT MTB ULTRA em rotinas de atendimento. E nos 4 artigos publicados por ela, alvorada é destaque.

Que novo teste é este?

O Xpert MTB/RIF é um método molecular com base na reação em cadeia pela polimerase (PCR). É uma nova plataforma de teste, automatizada, simples, rápida e de fácil execução nos laboratórios. O teste detecta simultaneamente o Mycobacterium tuberculosis e a resistência à rifampicina (RIF), diretamente do escarro, em poucas horas. Ele dá resultados com risco mínimo de contaminação.

Atendimento das 7h às 17h e plantão das 17h às 23h para casos encaminhados diretamente pelo Centro de Saúde

O laboratório está localizado na Av. Wenceslau Fontoura, 240 – Bairro Sumaré

Texto: Carina Soares / Edição/ Revisão e Fotos: CCS

Ainda não existem comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados (*).