fbpx

Nesta segunda-feira (12/06) as 10h foi aberta oficialmente a 23ª semana do meio ambiente na praça central e contou com a presença do vice-prefeito Valter Slayfer e das secretárias municipais Thais Pena (SMAM) e Neuza Machado Teixeira (SMED). Na ocasião diversas escolas  também estiveram presentes, dentre elas as escolas municipais Frederico Dihl, Herbert de Souza, Capitão Gentil Machado de Godoy e Almira Feijó. Após as formalidades da abertura, Guilherme Marimon da EMATER ministrou a Oficina de Compostagem que ensina a reaproveitar resíduos orgânicos para criar adubos.

 

A Prefeitura junto as secretarias trabalha muito a questão da separação do lixo e esta semana dedicada ao meio ambiente chama atenção para esta questão. O diretor do Horto Municipal, Ildefonso que cuida das produções ornamentais para enfeitar as escolas do Município, realiza junto a SMAM a Oficina de Reprodução de Plantas Ornamentais por estaqui (galho) e flores por sementes (girassol). Este gesto cria uma cultura capaz de influenciar  o comportamento dos alunos em relação à preservação do meio ambiente.

Valéria Goulart, diretora da Sala Verde e sua equipe formada pela professora Olga Dirlei Nunes, da SMED, e  professoras do centro educativo Florestan Fernandes estiveram na cerimônia de abertura. Na oportunidade apresentaram jogos educativos como trilha ecológica, caça-palavras (feito com tampinhas de garrafas pet) e de alfabetização (feito com rolos de papel higiênico), todos esses jogos foram feitos com materiais reciclados. Os materiais foram escolhidos de acordo com o que é mais descartado na natureza. Segundo Valéria, a intenção é levar para as escolas a reciclagem e a separação dos resíduos de uma forma dinâmica e educativa.

Outra atração da abertura foi a horta vertical, a estrutura é uma forma de cultivar diversos tipos de ervas de uma só vez e de forma sustentável. Ainda serve de plataforma para plantar em lugares que não dispõe de muito espaço. A montagem é feita de garrafas pet, canos de pvc, caixas de leite ou potes de sorvete (preferencialmente material reciclável que não tem custo).

Durante a semana, que vai de 11 ao dia 14 de junho, a SMAM distribuirá  mudas de plantas ornamentais e nativas. Dentre as mudas estão as espécies Hibisco, pingo de ouro, clorofito, tradescantia (onda do mar), agaves, yucas, transenas, gibóia e deremenses, pitanga, cereja, amora, iraça, jabuticaba e ipê.

Texto: CCS