A Prefeitura de Alvorada faz um registro da passagem do dia 21 de março, dia mundial da Síndrome de Down. O dia mundial da Síndrome de Down é em alusão ao cromossomo 21 com 3 pares, causa da síndrome, e foi estabelecida em 2006 e busca focar na visibilidade do tema, para reduzir a origem do preconceito. A Síndrome de Down não é uma doença e não impede que as pessoas com a síndrome tenham uma vida social e é nesse momento em que uma questão muito importante é colocada: A lei de inclusão. O Brasil possui uma lei de inclusão, em que todas as crianças com Síndrome de Down (ou qualquer outra dificuldade de aprendizado) devem ser matriculadas em escolas regulares.
Dentro das escolas, as crianças aprendem a conviver com as diferenças e a serem mais tolerantes umas com as outras, além de ser muito importante para o aluno com Down, já que torna o processo de aprendizado mais eficiente, mesmo um pouco mais demorado. Também é muito importante lembrar nesta data que cada pessoa com síndrome de down possui gostos e opiniões e por isso devem ser evitado rótulos, como as expressões “eles são muito teimosos”. Essa generalização não deve ser feita com nenhum grupo de pessoas.
O Movimento Down é um site que trás diversas informações sobre a síndrome. Veja o site aqui: http://www.movimentodown.org.br/