Aconteceu na manhã desta quarta-feira (15), a cerimônia de inauguração do Centro de Saúde, localizado na Avenida Wenceslau Fontoura, 240, Bairro Sumaré. Momentos de comemoração e gratidão marcaram o ato realizado nas dependências da unidade.

Concluída há cinco anos, a UPA de Alvorada nunca foi entregue à população devido ao cancelamento do processo por parte da administração anterior, mas a atual gestão não mediu esforços e buscou junto aos órgãos competentes uma solução definitiva. Em novembro de 2019, o Ministério da Saúde publicou portaria permitindo que a prefeitura pudesse reutilizar o prédio da UPA para outros fins, retirando a obrigação de operar o pronto atendimento 24 horas.

Em sua fala a Secretária da Saúde Neusa Abruzzi explanou sobre todas as dificuldades enfrentadas até a liberação do projeto e aproveitou para agradecer a todos que participaram e acreditaram neste sonho:

Somos uma equipe que tem o mesmo objetivo que é amenizar as dificuldades que Alvorada tem. Nós não nos acomodamos, nós não somos do contra, nós somos em favor do povo alvoradense, nós queremos crescer e trazer desenvolvimento para nossa comunidade e todos

vocês fazem parte deste processo, cada um no seu espaço. Administração é feita assim, todos construindo por um único objetivo, e o nosso objetivo é Alvorada”, concluiu Abruzzi.

Durante o ato as autoridades religiosas Padre Libanor Picetti, Mãe Evinha de Oia, e o pastor Daniel Silva celebraram a inauguração do centro com os ritos que simbolizam suas respectivas religiões.

O prefeito Appolo parabenizou a todos os envolvidos e enfatizou a importância deste espaço para a população alvoradense:

Nós queremos salvar vidas, principalmente as das nossas crianças e idosos, e graças aos nossos profissionais de saúde, nós teremos um local adequado que será referência em atendimento. É dia de festa, é dia de agradecimento. Certamente, com o apoio de vocês, nós vamos deixar Alvorada melhor para as gerações que estão chegando, para os nossos filhos e netos”, finalizou Appolo.

Após o corte da fita e o descerramento da placa que marcou a inauguração, a comunidade presente acompanhou o Prefeito Appolo e a Secretária Neusa Abruzzi, com todos os convidados para uma visita às dependências da unidade devidamente pronta para atender a comunidade.

O novo Centro de Saúde começa a funcionar a partir de amanhã 16 de janeiro e terá capacidade para realizar em média 270 a 300 atendimentos por dia. O local conta com recepção, laboratório, consultórios, salas de observação, sala de Fisiatria e SAMU, além de exames de sangue, urina e tuberculose. O centro vai oferecer o serviço de atendimento intermediário com o horário estendido das 07h à meia-noite, de segunda a sexta-feira.

A solenidade teve a participação dos Secretários Municipais: Paulo Ramos (Governo e Gabinete), Luís Carlos Telles (Administração), Nadir Machado (Educação), Vladimir Massa (Planejamento e Habitação), Gilberto Pereira (Assistência Social e Cidadania), Alcides Bolico (Cultura e Esporte), Sérgio Coutinho (Segurança e Mobilidade Urbana), Rodrigo Ferreira (Meio Ambiente), Liberto Mentz (Obras e Viação), José Luís Correa (Serviços Urbanos), Márcio Barcellos (Planejamento e Orçamento) e Taison Neves (Desenvolvimento Econômico), representando o poder Legislativo os vereadores, Zezo, Airton Pacheco, Leandro Tur, Professora Cláudia, Júlio Bala, Preto, Gérson Luís, Arlindo Slyfer, Cristiano Schumacher, Reginaldo Rocha e Branquinho Borges. Demais autoridades: Representando o Dep.Federal Bibo Nunes o secretário Parlamentar João Alberto, o Secretário Estadual de Transportes Juvir Costella, o Presidente do BADESUL Kalil Sehbe, Luciano Silveira representando o Dep. Federal Alceu Moreira, Leonardo Carvalho representando o Dep. Estadual Gabriel Souza.

Texto: Carina Soares / Edição, Revisão e Fotos: Eduardo Porto