Na manhã desta quarta feira (12), a Prefeitura Municipal de Alvorada através da Secretária Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SMTASC) realizou a 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Alvorada, que teve como tema “OS DESAFIOS DE ENVELHECER NO SÉCULO XXI E O PAPEL DAS POLITICAS PÚBLICAS”

O evento tem como objetivo propiciar a reflexão e a discussão sobre os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas como estratégia na garantia dos diretos da pessoa idosa, trazendo para discussão os quatro temas:

1. Os diretos Fundamentais na Construção/Efetivação das políticas públicas, que discutiu assuntos como Saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer.

2. Educação: Assegurando direitos e emancipação humana

3. Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa

4. Os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Encantaram a todos com uma apresentação de dança cigana o grupo Alegria de viver da Diaconia Madre Teresa de Calcutá, formada por senhoras terceira idade, com a orientação da professora Etienne Zahira.

O secretário de Trabalho Assistência Social e cidadania Alexandre Lobão falou sobre a importância deste evento:

Precisamos discutir esses assuntos buscando sempre melhorar a qualidade de vida dos idosos, aqui em nosso Município temos uma grande preocupação com a melhor idade, espero que tenhamos um ótimo dia de trabalho e que possamos tirar daqui grandes resultados”.

Neste ato o secretário Geral de Governo e Gabinete Paulo Ramos representou o prefeito José Arno Appolo do Amaral em seu pronunciamento destacou as conquistas que a terceira idade construiu após a constituição de 1988, que teve um novo olhar sobre o tema

Também prestigiaram o evento, o secretário de planejamento e orçamento José Luis Correa que na ocasião representou o Conselho Municipal de Assistência Social, o presidente da OAB DO Município Valmor Freitas e Renato da Cunha Roxo, a Diretora dos direitos humanos  do Municipio Lúcia Heibtke, o Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Alvorada.

Texto: Endyel Costa / Edição e Revisão: Celso Dornelles / Fotos: Eduardo Porto.

Ainda não existem comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados (*).