Na manhã desta quarta feira (12), a Prefeitura Municipal de Alvorada através da Secretária Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SMTASC) realizou a 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Alvorada, que teve como tema “OS DESAFIOS DE ENVELHECER NO SÉCULO XXI E O PAPEL DAS POLITICAS PÚBLICAS”
O evento tem como objetivo propiciar a reflexão e a discussão sobre os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas como estratégia na garantia dos diretos da pessoa idosa, trazendo para discussão os quatro temas:
1. Os diretos Fundamentais na Construção/Efetivação das políticas públicas, que discutiu assuntos como Saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer.
2. Educação: Assegurando direitos e emancipação humana
3. Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa
4. Os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Encantaram a todos com uma apresentação de dança cigana o grupo Alegria de viver da Diaconia Madre Teresa de Calcutá, formada por senhoras terceira idade, com a orientação da professora Etienne Zahira.
O secretário de Trabalho Assistência Social e cidadania Alexandre Lobão falou sobre a importância deste evento:
“Precisamos discutir esses assuntos buscando sempre melhorar a qualidade de vida dos idosos, aqui em nosso Município temos uma grande preocupação com a melhor idade, espero que tenhamos um ótimo dia de trabalho e que possamos tirar daqui grandes resultados”.
Neste ato o secretário Geral de Governo e Gabinete Paulo Ramos representou o prefeito José Arno Appolo do Amaral em seu pronunciamento destacou as conquistas que a terceira idade construiu após a constituição de 1988, que teve um novo olhar sobre o tema
Também prestigiaram o evento, o secretário de planejamento e orçamento José Luis Correa que na ocasião representou o Conselho Municipal de Assistência Social, o presidente da OAB DO Município Valmor Freitas e Renato da Cunha Roxo, a Diretora dos direitos humanos do Municipio Lúcia Heibtke, o Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Alvorada.
Texto: Endyel Costa / Edição e Revisão: Celso Dornelles / Fotos: Eduardo Porto.