“Seja feliz, seja quem você quer ser”. Esse foi o tema da 19º parada livre de Alvorada, que movimentou a praça central, na parada 48, durante o último domingo, 21 de maio. Promovida pela Prefeitura de Alvorada, por meio das Secretarias Municipal de Saúde (SMS) e de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SMTSC), o evento contou com atrações locais e de outras cidades do Estado, que interagiram e colocaram o público pra dançar com ritmos diversos e como funk, pop, samba, rap; danças afro e performances de drag queens.

A Parada Livre iniciou com a interpretação da música “Juízo Final” feita pela apresentadora Simplesmente Marrom. A atividade também foi conduzida por Junyara Brandão, que dançou com o público, ao som da música “É hoje”. Ao fim de sua apresentação, Junyara agradeceu o prefeito Appolo e destacou a importância do apoio recebido pelo Movimento LGBT de Alvorada. “O (prefeito) Appolo não tem nenhum tipo de preconceito porque ele apoia o carnaval, o movimento LGBT, a festa Farroupilha”, completou Junyara.
Após, o grupo de cultura e dança afro, “Axé Delê” de uma ONG da cidade, que trabalha com crianças e adolescentes a pelo menos dez anos realizou uma apresentação. Com seu humor característico, Ariska Mel, personagem do humorista Newton Ayala, trouxe muita animação ao evento. Outra atração, foi Daya Moraes, que junto com seus dançarinos e músicas que variam entre o R&B, Hip Hop e Funk, colocaram todos pra dançar. As atrações locais, Preta Guedes, com seu carisma e o trio conecson contagiaram o público apresentando músicas como “Olhos Coloridos” e “Joga fora no lixo”, da cantora Sandra de Sá.

Logo no início da noite, secretários que organizaram o evento e demais autoridades foram convidadas para saudar o público. Em sua fala, Neusa Abruzzi, secretária de Saúde, parabenizou todos envolvidos com o planejamento e concepção do evento em nome do prefeito. Para encerrar, ela frisou que o importante “é a gente sempre se sentir bem”. Também estiverem presentes no evento e saudaram a todos, os secretários municipais, Paulo Ramos, de Governo e Gabinete; Alexandre Lobão, de Trabalho, Assistência Social e Cidadania; Alcides Bolico, de Cultura, Esporte e Juventude; e Neuza Machado Teixeira, de Educação; e o vereador Airton Pacheco.

Adriana Souza, coordenadora da Diversidade Sexual do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania do Estado, prestigiou o evento.
– “A Parada Livre traz visibilidade para as pautas, além de evidenciar a produção cultural do movimento LGBT. É importante esta luta para demarcarmos o quanto temos os mesmos direitos e precisamos de respeito”, finalizou Adriana.

Também estiveram presentes no evento, o representante da ONG da Diversidade de Viamão, Geovani Rodrigues Pinto e o represente da ONG da Diversidade de Novo Hamburgo, Edson Rosa.

Tenda informativa da Secretaria de Saúde

Na luta contra a AIDS, o evento teve uma tenda da Secretária Municipal da Saúde realizando a distribuição de informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis e camisinhas femininas e masculinas. No local, também eram dadas orientações sobre a importância do PEP Sexual (Profilaxia Pós Exposição ao HIV).

O PEP funciona de forma preventiva em até 72 horas para diagnóstico e tratamento após uma exposição sexual ou um acidente de trabalho com uma seringa por exemplo. No PAM-8 (Pronto Atendimento Municipal), o serviço está disponível e ocorre das 8 às 17h, de segunda a sexta feira. Nos demais dias, o atendimento é feito no Hospital de Alvorada. Para teste rápido o interessado pode ir ao posto mais próximo da sua casa.

A 19ª parada livre de Alvorada contou com o apoio dos comerciantes locais, são eles:

Peluz Loja Shopping Alvorada, Bazar 10 Mania, JK Artes em Madeira, Banca do Luan, Banca 2 e 4 do camelódromo, Cacau Show, Karen Lucena Consultora Fragâncias, Vip Cel, A Babilônia Aluguéis, Rei do Xis, Banca Borges na 48, Delikata Moda Fashion, Mestre Enildo Ginasio Municipal Taekwondô, Pizzaria e Churrascaria Santa Fé, Papel e Cia, Peixaria Leal, Móveis Alvorada, Joalheira Mattos, Oscar Cabelereiro, Manos Grãos, Malibu, Vanessa Modas, Ki Delícias Lanches, Look Bike, Casa do Chapéu, Ki Modas, Ricardo Tatuador, Flora Miguel Arcanjo, Magazine Jomar, Agropecuária Redomão, Marcelo Oliveira Marcáras e Yoruba Encomendas.

Texto: Ivan Júnior Edição-Revisão: Celso Dornelles/Fabio Medeiros/ Fotos: Magno Derlon