Na noite desta quinta-feira (08) aconteceu a cerimônia oficial de abertura da 16ª feira do livro de Alvorada, que tem como tema “Alvorada fazendo acontecer o voo da imaginação no universo da leitura”. O evento teve início as 19h e contou com diversas atrações musicais, entre elas o músico e compositor Ernesto Fagundes, e o cantor Bugre Missioneiro.

O prefeito José Arno Apollo do Amaral, a secretaria da Educação Neuza Machado Teixeira, acompanhados do Patrono Brenílson Maria de Jesus e o Xerife Padre Libanor Picetti, lideraram a abertura oficial do evento.

A cerimônia prestigiada pelas autoridades locais teve a presença do Capitão Araújo representando o Tenente Coronel Luz Comandante do 24o BPM o presidente da OAB de Alvorada Dr. Valmor de Freitas Junior, o presidente da Acial Tayson Neves a presidente do Rotary Club Dra. Leilane, representando a CORSAN esteve presente o Sr. Eglon Silveira.

Um dos diferencias desta cerimonia de abertura da 16a Feira do Livro foi a participação de todas as escolas Municipais que foram chamadas ao palco. Formou-se uma comitiva literária em meio a plateia e nominadas uma a uma as escolas foram subindo ao palco cumprimentado as autoridades enquanto entregavam uma tela pintada a mão, hora por um professor, hora por um aluno, essa participação emocionou a todos deixando educadores e alunos orgulhosos de fazerem parte do evento como um todo.

A Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo José justo, Jovita Beatriz Xavier da Cunha pronunciou-se em nome de tos exaltando a iniciativa e agradecendo diretamente ao prefeito e a secretaria da Educação pela deferência.

Na oportunidade o prefeito Apollo destacou a importância da Feira do Livro perante a comunidade Escolar e comunidade em geral, após declarar aberta a 16a Feira do Livro de Alvorada o mestre de cerimonias passou a palavra a Escritora Jussara Mello que passou a comandar o palco apresentando os artistas, Ernesto Fagundes com seu *bombo leguero, apresento a revistinha infantil ¨Os Fagundinhos ¨ e cantou a música Origens de autoria de seu Pai Bagre Fagundes e tema de Abertura do Programa ¨Galpão Crioulo¨, programa esse apresentado por seu irmão Neto Fagundes na RBS TV aos domingos de manhã, na sequência musical foi a vez do cantor ¨Bugre Missioneiro¨ apresentar-se com a autentica música gaúcha.

Também prestigiaram o evento os secretários, Alexandre Lobão (Trabalho, Assistência Social e Cidadania), Marcelo Machado (Fazenda), José Luis Correa (Planejamento e Orçamento) e a secretária Neusa Abruzzi (Saúde), Ridette Gomes assessora de gabinete representando o secretario Paulo Ramos.

* Bombo leguero é um instrumento de percussão do tipo membranofone, originário da Argentina. Seu nome, leguero, vem do fato de que este instrumento pode ser ouvido até duas léguas de distância

Texto: Carina Soares / Edição e Revisão: Celso Dornelles / Fotos: CCS